Anatomia do gato: você sabia?

cats-558077

Gatos são incríveis – isso nós já sabemos! O que talvez nem todo mundo saiba é que algumas características de sua anatomia são mais incríveis ainda… Listamos algumas curiosidades sobre “o lado de dentro” dos gatos – que explicam porque eles são tão sensacionais por fora!

Quem ama gatos é porque ama animais. Então não há porque estimular o Fla x Flu entre donos de gatos e donos de cachorros. Mas há uma curiosidade que não podemos deixar de mencionar: enquanto os cães produzem cerca de 10 sons, os gatos domésticos emitem 100 sons diferentes! São bem mais tagarelas…

cats-1371991_1920

Mas para que ninguém pense que estamos “incitando a disputa”, vamos desempatar este jogo – e de goleada – comparando algumas características dos gatos domésticos com as nossas! Pra começar, eles enxergam seis vezes melhor do que nós à noite. Seu campo de visão é de cerca de 185º e a sua visão periférica, cerca de 285º!

Enquanto seres humanos têm seis músculos para controlar o ouvido externo, estes felinos têm 32 – por conta disso conseguem girar sua orelha até 180º. E conseguem captar altas frequências: cerca de duas oitavas acima do ouvido humano.

Sua temperatura normal fica entre 38º e 39º, mais alta do que a nossa, que gira em torno de 36º. E não têm glândulas sudoríferas… Gatos suam pelas patas!

Nós temos 206 ossos; eles, em média 245 (isso varia por conta do tamanho da cauda e do número de dedos). Aliás, 10% dos ossos estão na cauda.

cat-2821646_1920

Se temos 20 milhões de células olfativas, nossos amigos têm 80 milhões! E inspiram entre 20 a 40 vezes por minuto. Uma curiosidade muito bacana: o padrão do focinho – o popular nariz – é sua “impressão digital”; não há nenhum exatamente igual a outro.

Como outros animais, os gatos são muito sensíveis a vibrações. Por isso conseguem detectar a iminência de um terremoto cerca de 15 minutos (!) antes de um ser humano.

Seu coraçãozinho bate entre 110 e 140 vezes por minuto – duas vezes mais rápido do que o nosso. Mas se eles ganham essa partida de lavada, em uma coisa empate. E é bem emocionante: gatos e seres humanos têm uma região no cérebro que é idêntica: a responsável pelas emoções…

Incrível, não é mesmo?

cat-2317983_1920

Tem mais: você sabia que, em curtas distâncias, um gato consegue correr a até 49 km por hora? E consegue saltar cinco vezes a sua altura?

Por fim… o gato tem cerca de 130 mil pelos por cm². Sim!! Entendeu porque sua casa está cheia de pelos??

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s