Benefício de ter um gato para as crianças

Gatos são verdadeiros “professores de vida” para quem convive com eles. Especialmente as crianças. Os hábitos, o comportamento e até apenas a presença de um gatinho dá para a crianças lições valiosas, que devem ser reforçadas pelos pais.

Listamos alguns dos benefícios que o convívio entre gatos e crianças proporciona. Desde coisas básicas, como ajudar a “convencer” os pequenos a tomar banho e a ir dormir, até valores essenciais como respeito, compaixão, companheirismo e lealdade.

Foto de Calum Lewis em Unsplash – https://unsplash.com/

POR QUE UM GATINHO?

Na hora de escolher um animalzinho de estimação, deve-se levar em conta, claro, a preferência da criança. Mas se ela ama todos os animais ou está em dúvida, aqui estão alguns motivos para escolher um gatinho:

Porque eles formam fortes vínculos

Esqueça o que dizem que gatos se apegam à casa e não aos humanos. Nada mais errado! Eles são capazes de criar laços muito fortes com os membros de sua família. Geralmente elegem uma pessoa como o “seu” humano…

Porque eles são muito sensíveis

A sensibilidade dos gatos é imensa. Eles captam a ternura das crianças e “compreendem” que elas devem ser tratadas com todo cuidado e delicadeza.

Porque eles são pacientes

Gatos são calmos e relaxados. E em sua maioria têm paciência com crianças. Mesmo quando elas exageram em carinhos, o gato sabe como impor limites sem agressividade.

Foto de Elisey Vavulin em Unsplash – https://unsplash.com/

Porque eles são protetores

Uma mãe-gata defende seus filhotes com garras e dentes. E uma vez criado o vínculo com um bebê ou uma criança, o gatinho os defenderá de qualquer “perigo”. Quantas vezes não vemos um gato dormindo ao lado de uma criança? Ele está “a postos”!

Porque eles são incríveis brincalhões

Quer melhor companhia para brincadeiras divertidas do que um gato? Eles amam pular, correr e nunca parecem cansar… assim como os pequenos! Serão grandes companheiros de farra!

Porque eles nos fazem sorrir… ou gargalhar

Há coisa mais engraçada do que um gato que de vez em quando “pira”? Aí é correria, saltos ornamentais, giros em torno de si mesmo… e muita risada!

BENEFÍCIOS DOS GATOS PARA AS CRIANÇAS

Ter um gatinho ao lado de uma criança é quase como ter um “professor para a vida”. Pois com seu comportamento e a maneira como se relacionam com humanos eles ensinam valores fundamentais…

Foto de Jonathan Borba em Unsplash – https://unsplash.com/

Ensinam a ter respeito pelo espaço do outro

Apesar de muito amáveis, gatos também são independentes. E de vez em quando precisam estar sozinhos em seu canto. Com isso eles fazem com que a criança desenvolva a sensibilidade para respeitar estes momentos por iniciativa própria, o que se estenderá aos outros membros da família.

Ensinam a ser mais tranquilos

Já foi provado que o ronronar dos gatos é tranquilizante para os humanos. Estar ao lado de um gatinho pode não apenas prevenir o estresse das crianças, mas acalmar aquelas que já têm um grau de ansiedade.

Ensinam que dormir faz bem

Muitas crianças relutam a ir dormir. Como um gato dorme 1/3 de sua vida (!), ele estará sempre tirando um cochilo. É uma boa maneira de convencer seu filho que está na hora de ir para a cama: “Olha só o gatinho… ele dorme sem que a mamãe precise brigar…”

Ensinam a gostar de tomar banho!

O asseio incessante dos gatos é um bom exemplo a ser mostrado para aqueles pequenos que resistem a entrar no chuveiro!

Ensinam a ter empatia

Às vezes as crianças não conseguem dosar sua força, mesmo em um carinho. Ou gostam de “implicar” com o gatinho, puxando sua cauda… Mostrar que isso faz o gato se sentir mal, pode causar dor ou deixa-lo estressado ensinará à criança a ter empatia e consideração pelos sentimentos não apenas do seu bichinho mas de todo mundo.

Foto de Bas Oosterwal em Unsplash – https://unsplash.com/

Ensinam companheirismo

Quando um gato se apega… ele está sempre ao seu lado! Isso desenvolve na criança um sentimento de companheirismo, de olhar para o outro e dividir suas coisas com seu amigo – gato ou humano…

Ensinam a desenvolver a confiança

Você pode mostrar isso a elas quando seu gato mostrar que confia nas pessoas – uma das formas de demonstrar é quando ele vira de barriga para cima, uma posição que indica vulnerabilidade e consequentemente, que se sente confiante de ficar nessa posição diante do pequeno.

Estudos mostram que crianças que têm gatos desenvolvem maior autoconfiança.

Ensinam a cooperar

Ajudar na troca de comida e água ou auxiliar na limpeza da caixa sanitária (evitando que elas toquem na areia… pode ser segurando o saco de areia ou pegando a pá) desenvolve o valor da cooperação com os afazeres domésticos.

Ensinam a ter responsabilidade

Ter um animal significa que a vida dele depende do cuidado dos humanos. Isso deve ser passado para a criança, o que o fará se sentir importante, sabendo que o gatinho precisa dele.

Eles podem ficar responsáveis pela troca da comida e da água uma vez por dia. Além disso, acompanhar os pais ao veterinário mostra que a saúde do gatinho depende de todos. Isso desenvolve o senso de responsabilidade, leva a um maior amadurecimento e ao cuidado com a própria saúde.

Ensinam a lidar com o luto

A perda de um bichinho talvez seja o primeiro contato que a criança terá com a morte. Devidamente explicado, o processo de perda, tristeza e saudade vai preparar o futuro adulto a assimilar a questão de vida e morte.

Ensinam a ser compassivo

Ao tomar a decisão de ter um gatinho, não compre: adote um! A experiência de ir até o abrigo dá a oportunidade de mostrar à criança quantos animais são abandonados e quantos precisam de um lar.

Isso não apenas desenvolverá o respeito e amor pelos animais, mas fará com que a criança desenvolva o sentimento de compaixão por todos os seres vivos.

Além disso, o ato de adotar passa um valor fundamental para as crianças.

Ensinam valores essenciais

Como lealdade, paciência, compaixão, responsabilidade, equilíbrio, amor incondicional, fidelidade, troca e respeito pelo outro e pela natureza.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Foto de Prince Abid em Unsplash – https://unsplash.com/

Em todo o mundo, muitas pesquisas já foram realizadas sobre os benefícios dos gatos para a saúde dos humanos. Um estudo do Hospital Universitário Kuopio, na Finlândia, demonstrou que a presença de um gato reduz consideravelmente o risco de alergias, pois faz com que as crianças desenvolvam suas defesas, fortalecendo o sistema imunológico.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) também demonstrou que a chance de uma criança desenvolver alergias são 33% menores se têm convivência diária com um animal.

A saúde cardiovascular também é beneficiada com a presença de um gatinho em casa, coma redução do estresse. Além disso, distúrbios como ansiedade e depressão também são minimizados.

Aaron Katcher, professor de psiquiatria na Universidade da Pensilvânia, afirma que “os animais têm o poder de atrair nossa atenção. E quando convivemos com animais, tornamo-nos mais alegres, comunicativos, expressivos e calmos.”

Para crianças do espectro autista, a presença de um gato ajudará na aproximação e na comunicação com outras pessoas, o que já foi demonstrado pela eficácia da experiência de terapia com animais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s