Sabemos que ninguém resiste a um bebê… Mas segundo donos de abrigos, a chance de um gato ser adotado diminui muito após ele completar um ano de idade. Ao adotar um gato adulto, a pessoa estará dando uma família e um lar amoroso a quem teria menos oportunidade de viver o resto de sua vida feliz.
E há muitas vantagens (para ele e para você) em adotar um gatinho mais velho. Olha só:
JÁ TEM A PERSONALIDADE CONSOLIDADA
Um gatinho adulto já tem sua personalidade e comportamento firmados. Você não terá surpresas: já o integra à família sabendo se ele é carinhoso, medroso, um pouco estressado. E vai estabelecer com ele uma relação baseada nestas características.
É MAIS CALMO…
Mesmo brincalhão, ele não é tão afoito e curioso como os filhotes. E não vai destroçar seu sofá com as garrinhas nem quebrar objetos… Além disso, um gato adulto não requer muita correria por parte do dono, sendo ideal como companheiro de pessoas mais velhas.
… E MAIS CUIDADOSO
Outra vantagem é que ele já sabe o que faz. E você não terá que sair correndo para o veterinário porque seu gato mordeu um cabo elétrico ou engoliu um botão! E ele também já conhece os perigos da altura e desenvolveu o instinto quanto a plantas não comestíveis, por exemplo.
TEM MELHOR ADAPTAÇÃO À SUA CASA E À SUA ROTINA
Ao escolher um gatinho adulto, você já tem a exata noção se, pelo tamanho, você terá espaço suficiente para ele em casa. Além disso, conversando com o dono do abrigo, saberá se ele se encaixa na sua rotina: um gatinho muito carente, por exemplo, não é ideal para quem não fica muito tempo em casa. Sabendo disso, o estilo de vida de vocês vão se encaixar perfeitamente!
ELE MANTÉM SUAS HABILIDADES
Não é porque o gatinho é um pouco mais velho que ele perde sua habilidade natural de brincar, por exemplo. Gatos adultos mantêm um “espírito jovem”, até que questões físicas passem a limitá-lo. Portanto, não pense que não vai se divertir muito com ele! Gatos que recebem cuidados adequados já têm uma expectativa de vida de 20 anos… ou mais!
É MAIS INDEPENDENTE
Embora continue precisando de amor e carinho, um adultinho já não necessita de atenção permanente e fica mais tranquilo quando está sozinho.
JÁ TEM HÁBITOS DE HIGIENE
Embora gatinhos aprendam com a mãe essas questões, o gato adulto é mais metódico quanto à sua higiene. Já sabe usar a caixa sanitária com perfeição e passa horas no “banho”. É um hábito que é aperfeiçoado com a idade!
TEM MAIS SOCIALIZAÇÃO COM OUTROS GATOS E COM HUMANOS
Como ele já passou boa parte da vida convivendo com outros gatos e com as pessoas do abrigo, geralmente se adaptam bem à sua nova família. O que não significa que, já tendo outros gatos em casa, não tenha que haver uma aproximação controlada e gradativa – mas mais por conta dos antigos moradores…
VOCÊ DARÁ EXEMPLO
Se adotar um animal já é uma prova de amor, adotar um animal adulto também é sinal de compaixão e respeito. E isso são ótimos valores a passar para seus filhos.
PODE SER A ÚLTIMA CHANCE DELE…
E tenha certeza: ao levá-lo para casa, você terá um amigo agradecido e fiel. E para toda a vida… feliz!
Ótica bem interessante.
CurtirCurtir