Choques elétricos são um perigo para todos. Se em nós o estrago pode ser grande, imagine nos gatos, que têm uma massa corporal muito menor (ou 1/20 de um homem adulto)! Para evitar este acidente doméstico, algumas atitudes simples podem ser implementadas em casa, em relação aos maiores fatores de choque em gatos: tomadas, eletrodomésticos, fios e cabos elétricos e cercas eletrificadas.
COMO EVITAR CHOQUES COM TOMADAS
- Eles amam explorar tomadas, mas um dedinho ou mesmo a ponta da cauda em contato com o interior pode causar sérios danos. Outra coisa: principalmente gatos machos não castrados urinam para marcar seu território. Se por acaso ele urinar em uma fonte de alimentação ou de energia elétrica, pode causar uma descarga.
- O mesmo vale para os filtros de linha, cujas tomadas que ficam expostas.
- Use protetores em todas as tomadas da casa. Se não tiver, tampe-as com fita isolante.
COMO EVITAR CHOQUES COM APARELHOS DOMÉSTICOS
- Torradeira ligada é um perigo em potencial – a curiosidade fará com que eles tentem pegar o que tem dentro. Se estiver ligada à tomada…
- Outros aparelhos como liquidificador, mix, batedeira e sanduicheira também oferecem perigo se estiverem ligados à corrente elétrica (tanto de choque como de outro tipo de acidente, como corte ou queimadura). Fique de olho quando estiverem em funcionamento!
- Geladeira, micro-ondas, máquinas de lavar roupa e louça são ligados à eletricidade. Se o espaço for suficiente para o gato alcançá-los, mantenha os fios retesados, encapados ou escondidos em canaletas plásticas.
- Tenha o mesmo cuidado com os cabos de TV, som, computadores e impressoras.
- As raquetes mata-mosquitos também são perigosas. Certifique-se que estão desligadas se não estiverem na sua mão, “em ação” contra os insetos.
- Mantenha o celular em carregamento fora do alcance de seu gatinho. Uma dica: faça um furo na parte de trás de uma caixinha de papelão e coloque o celular dentro para carregar (bem próximo da tomada). Passe o fio pelo furo, deixando apenas uma pequena parte à vista, ligado na tomada.
- Sempre tire os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada após usá-los (e tampe a tomada com protetor). Além de mantê-los protegidos, é uma ótima maneira de economizar energia!
- A tecnologia vem propiciando cada vez mais aparelhos sem fio. Dê preferência a eles.
COMO EVITAR CHOQUES COM FIOS E CABOS ELÉTRICOS
Fios elétricos são perigosíssimos. Eles podem ter queimaduras graves ou mesmo ser eletrocutados se mastigarem um fio ligado à eletricidade.
Por que eles amam mastigar cabos e fios?
Porque os fios balançam ao toque, o que se transforma em um atrativo e uma brincadeira. O que pode levar à “ideia” de mastigá-los.
Porque é um hábito que costuma acontecer quando são bebês: quanto começa a dentição, eles mastigam o que estiver ao alcance! Na maioria das vezes, isso some a partir do segundo ano de vida.
Se após esta idade o hábito continuar é porque virou obsessivo.
O que pode causar?
Varia de acordo com a intensidade do choque. Eles podem queimar a língua ou outras partes da boca, perder dentes e, na pior das hipóteses, causar danos internos que podem levar à morte.
Como prevenir?
- Mantenha em gavetas aparelhos que contenham fios após utilizá-los, para que os gatinhos não se acostumem a brincar com eles.
- Fios ligados à tomada que não têm como ser escondidos não devem ficar frouxos, balançando, o que atrai a atenção. Prenda-os com fita adesiva ou velcros à parte de trás de um móvel, “camuflando” o fio ao mobiliário. Ou mantenha-os retesados, firmemente presos à parede ou ao rodapé. O ideal é inserir fios aparentes em canaletas plásticas.
- Cuidado com o fio das luzinhas da árvore de Natal. Ao mordê-los, eles podem sofrer queimaduras na língua e na boca.
- Alguns aromas afastam os gatos. Há produtos no mercado que repelem sem fazer mal à saúde deles. Borrife os fios com o produto (e não esqueça de deixar secar muito bem antes de liga-los à tomada!).
- Lembre-se que fios soltos sob ou atrás dos móveis estão escondidos dos olhos das visitas e fora do alcance de crianças. Mas não de seu gato!
COMO EVITAR CHOQUES COM CERCAS ELETRIFICADAS
Cercas elétricas são um fator de proteção para os humanos mas um enorme perigo para os gatos! Seus hábitos (exploração noturna e equilíbrio, por exemplo) favorecem que eles estejam exatamente onde as cercas são instaladas: nos muros! Uma média de 5% dos atendimentos veterinários de emergência por traumas (incluindo atropelamentos) são causados por choques em cercas eletrificadas. E em 33% dos atendimentos os gatinhos não sobrevivem…
O que pode causar?
Os danos incluem queimaduras nas patas e boca, alterações neurológicas, convulsão, taquicardia, parada cardiorrespiratória, perda de consciência. Além disso, se ele ficar inconsciente e cair, pode ainda sofrer fraturas, traumatismo craniano, hemorragias e edemas. E ainda há o trauma psicológico.
Se você tem cerca eletrificada em casa, antes de acioná-la certifique-se de que todos os seus filhotes estão dentro de casa. E, claro, não esqueça de desligá-la antes de deixá-los sair.