Mais um texto sobre como evitar acidentes dentro de casa. Hoje vamos falar sobre os perigos domésticos que podem causar danos muito perigosos, não raro fatais. E o que fazer para preveni-los!
COMO EVITAR ENFORCAMENTO
Adereços como colarzinhos, laços ou até a coleira são perigosos se o gato não estiver acostumado. Fique atento para que não tenha grande folga, pois ele pode se enforcar se pular ou ficar preso em alguma saliência.
Brinquedos com cordas, elásticos ou fios devem ser evitados – ou só com você por perto.
Cabos de persianas ou laços de cortinas pendentes também são perigosos. O melhor é amarrar o excedente ou cortá-los rente na medida certa.
Veja se há algum tipo de fio ou corda que ofereça perigo em casa. Eles podem se enroscar e na ânsia de sair, podem acabar se enrolando ainda mais.
Redes na varanda são um tremendo atrativo – e elas têm cordas! Quando não estiver usando, pendure-a fechada em um dos ganchos.
COMO EVITAR AFOGAMENTO
Mantenha sempre a tampa do vaso sanitário fechada. Filhotes podem facilmente se afogar.
Nunca deixa uma banheira cheia d’água sozinha.
Cubra a piscina ou o ofurô com tela – para gatos, as telas devem ter aberturas pequenas, para que eles não caiam pelas aberturas.
Estas são medidas profiláticas. Mas caso ocorra algum episódio, são sempre situações emergenciais! É preciso ir imediatamente ao veterinário!