Em nossa página no Facebook fizemos uma série sobre acidentes domésticos que podem atingir nossos gatinhos. Vamos ampliar aqui e dividir a série por temas. Hoje vamos falar sobre queimaduras – que não são raras entre nossos amados e curiosos gatos!
O PERIGO DENTRO DE CASA
A cozinha é onde acontece a maioria dos acidentes envolvendo queimadura. Basta um segundo de distração para ele pular no fogão e derrubar uma panela com conteúdo fervendo. Além disso, boca de fogão acesa pode queimar o pelo e um forno quente aberto é um convite para ele.
É preciso estar atento, pois mesmo após desligar o fogão, os bocais continuam quentes e queimam o focinho ou as patinhas. Eletrodomésticos também são fonte de calor, principalmente torradeira (a resistência é um perigo: basta ele querer “tirar” o pão de dentro…), cafeteira e máquinas que esquentam assim que acabar de usá-las.
Produtos de limpeza também podem causar queimaduras químicas. Não deixar o gato entrar na cozinha quando estiver usando alvejante; eles lambem as patinhas e queimam a língua. Aliás, todo material de limpeza deve ser mantido fora do alcance dele, em armário fechado. Na lavanderia, muito cuidado com o ferro de passar roupa esquecido sobre a tábua – que, aliás, também oferece perigo por ser retrátil. Mantenha-o afastado dali.
Não deixe líquidos quentes (café, chá, chocolate) ao alcance do gato. Ele vai querer provar! Da mesma forma, quando estiver manipulando algum líquido quente ou químico, afaste-o. Respingos dessas substâncias podem causar queimaduras graves.
Tenha muito cuidado ao usar secadores de cabelo para secá-los após o banho (se ele tomar banho), com as máquinas de tosa e com o uso de colchões térmicos sem uma toalha os protegendo.
Velas são um perigo iminente. Portanto, mantenha seu altar em um ambiente fechado.
Mesmo um cigarro aceso esquecido no cinzeiro é atraente para eles – e queimam.
TIPOS DE QUEIMADURA E SUA GRAVIDADE
Existem dois tipos de queimadura: pelo calor e por produtos químicos. Para cada uma há um procedimento a seguir.
As queimaduras podem ser graves quando atingem a face, membros e região perianal.
A gravidade das queimaduras podem ser:
- De primeiro grau: quando a pele é queimada superficialmente. Pode haver falha no pelo, mas haverá pouca dor ou desconforto
- De segundo grau: mais profunda e acomete os folículos pilosos do segundo grau. Os pelos saem facilmente, há bolhas, vermelhidão e maior dor
- De terceiro grau: quando perde toda a camada protetora da pele, e as bordas da queimadura podem estar enegrecidas. Ele pode desidratar seriamente
PRIMEIROS-SOCORROS
Dependendo da gravidade da queimadura, você deve levar seu gatinho ao veterinário imediatamente! Mas como medida emergencial até chegar à clínica, siga esses passos:
QUEIMADURAS POR CALOR:
Para queimaduras leves, de primeiro grau, que podem ser tratadas em casa:
Cubra a área com um pano molhado e vá derramando água sobre o pano, ou imergindo a área queimada em água fria. Faça isso por cerca de 20 minutos. Quando a maior parte do calor se dissipa da área, tape-a suavemente com uma toalha seca para absorver o excesso de água. Importante: não esfregue a área, para não danificar a pele. Pode ser aplicada uma pequena quantidade do gel de aloe vera na área afetada. Não use manteiga ou pomadas, porque podem piorar as coisas.
Para queimaduras de segundo e terceiro graus:
É imprescindível levar ao veterinário o mais rápido possível. Como medidas de primeiros socorros, faça o procedimento de enrolar a parte afetada em um pano e molhá-lo com água. Leve o gatinho à clínica enrolado neste pano molhado.
Nas de terceiro grau, o bichinho provavelmente começará a entrar em choque. Cubra as áreas com o pano molhado mas em seguida envolva o gato em uma toalha seca ou cobertor. E leve ao veterinário com a máxima urgência.
QUEIMADURAS QUÍMICAS:
Primeiro, proteja-se usando luvas e óculos de proteção antes de tocá-lo.
Use água para enxaguar o produto químico. Você pode fazer isso colocando o gatinho em um balde vazio e suavemente ir despejando água sobre ele.
Uma vez que o produto químico tenha sido lavado o máximo possível, cubra a área de queimadura com um pano fresco e úmido, envolva seu gato em uma toalha seca e leve-o imediatamente ao veterinário. Não esqueça de levar o produto que causou a queimadura, o que vai auxiliar o veterinário no tratamento específico.