Gatos podem ser canhotos!

1_cat-716559_1280

Você sabia que os gatos também têm uma patinha dominante? Cientistas do Centro de Neurologia Veterinária da Universidade da Califórnia descobriram, através de experiências, que ter um lado dominante não é uma exclusividade humana. Em um dos testes realizados, os gatos eram estimulados a tirar um alimento de dentro de um recipiente estreito – a estatística foi formulada a partir do uso de uma ou outra pata para retirar o alimento. Os resultados apontaram que de 42% a 46% tinham a pata esquerda dominante. E que de 3% a 10% eram ambidestros!

Ainda concluíram que, como os seres humanos, para realizar ações cotidianas simples os gatos usam ambas as patas. Mas o caso muda de figura para tarefas mais complexas, o que também acontece conosco:  aí eles usam o lado dominante.

 

Pesquisa da Queen’s University Belfast

2_sweet-tooth-3801533_1280

Outro estudo, este realizado pela Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, mostrou que enquanto 90% dos humanos são destros, entre os gatos não há uma prevalência de um ou de outro.

Eles acompanharam 44 gatos (20 fêmeas) durante três meses em suas casas, realizando diversas atividades rotineiras como pegar objetos, entrar e sair da caixa de areia, subir ou descer escadas. Cada gato foi observado pelo menos 50 vezes realizando a mesma tarefa.

O resultado da pesquisa mostrou que eles usam a mesma pata (direita ou esquerda) para estas tarefas:

  • 73% mostrou preferência por alguma das patas para alcançar a comida
  • 70% para começar a descer as escadas
  • 66% para a pata que pisa primeiro na caixa de areia

De forma geral, eles utilizaram a mesma pata (esquerda ou direita) para todas as tarefas.

Outro resultado da pesquisa mostrou que as fêmeas tendem a ser destras, enquanto os machos, canhotos.

Uma das pesquisadoras, a psicóloga e especialista em comportamento animal Deborah Wells, disse que “as descobertas apontam fortemente para diferenças subjacentes na estrutura neural de machos e fêmeas e aos hormônios sexuais”. Ainda observou que gatos canhotos têm reações de medo e de agressividade mais fortes que os destros. O motivo para isso ainda não é conclusivo.

Descubra se seu gato é canhoto!

3_cat-2922832_640

É fácil! Coloque um petisco que ele ame em um copo largo (em que ele coloque a pata com facilidade) e o deixe em um local onde ele costuma ficar. É só esperar ele chegar e observar qual pata ele vai usar para pegar o petisco.

Como em todo “estudo científico”, a repetição, para criar uma estatística, é essencial. Faça este teste várias vezes e anote. Se em todas (ou na maioria) ele pegar com a pata esquerda, ele é canhoto!

Se ele revezar com as duas patinhas regularmente, seu gatinho é ambidestro!

Mas atenção: não é porque ele brinca com um objeto com as duas patas que ele é ambidestro. Isso é normal.

4_cat-1140547_1280

Outro teste é para quem adora observar o comportamento felino: marque em um caderno com qual patinha seu gato começa a subir ou descer uma escada.

Mas você terá que ter um resultado significativo para afirmar que ele é canhoto. Ou seja: algumas semanas de observação e coleta de dados!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s