Relaxe seu gato com uma deliciosa massagem!

cat-1375793_640

Quem não ama uma massagem relaxante? Seu gatinho também pode adorar! Há alguns truques para massageá-lo sem que ele se canse… ou se estresse. As dicas que vamos dar não se referem a uma massagem terapêutica, que é feita por profissionais para auxiliar no tratamento veterinário. Portanto, ela é para o gatinho que não tem problemas de saúde. O objetivo é apenas relaxá-lo e aproximar vocês ainda mais!

 

Algumas observações iniciais

A massagem traz benefícios físicos (relaxa a musculatura e as articulações e estimula o funcionamento do organismo de forma geral) e principalmente emocionais. Gatinhos estressados são especialmente beneficiados. Mas também podem resistir muito no início. Nunca o obrigue a nada. Vá fazendo o processo aos poucos, um pouco a cada dia, até que ele se sinta mais confiante e não tão arisco.

O truque é sempre se guiar pelas reações dele. Se sentir que ele não está gostando do toque em alguma parte do corpo, pare e tente outro dia. Porque cada gato tem suas partes mais sensíveis no corpo e alguns até dão patadinhas quando tocamos nelas. E há também o “tempo de resistência” dele para ficar quieto. Se no meio da massagem ele resolver ir embora… deixe-o ir.

cat-1090145_1280

Carinho é ótimo para aumentar os laços entre vocês, mas massagem é ainda melhor! O efeito relaxante é mais duradouro e ele fica bem mais aberto à sua aproximação. Você pode, inclusive, fazer a massagem com ele deitado confortavelmente em seu colo.

O tempo da massagem varia de acordo com a concordância e a tolerância dele. Mas geralmente massageie cada parte por cerca de um minuto. Se ele permitir, faça a massagem pelo menos uma vez por dia. Se ele amar, duas!

Seja sempre gentil. Apesar de a massagem ser um pouquinho mais forte que um carinho, não deve ser incômoda de forma alguma!

À medida que você pega o jeito, as reações dele vão mostrar que está dando certo: ele está mais relaxado e calmo no dia a dia.

Após o término da massagem, que tal um abraço? E um petisco que ele ama?

 

Sinais de que ele está curtindo a massagem:

cat-1270657_1280

Ele fica com o corpo totalmente relaxado; deita de barriga para cima; mantém os olhinhos fechados ou um olhar tranquilo; ele baba (sim!) e ronrona; sua cauda fica quietinha; às vezes… dorme!

 

Sinais de que ele não está curtindo a massagem:

cat-649164_1280

Ele tenta se levantar ou fica querendo fugir a todo momento; balança a cauda em movimentos rápidos; mantém o olhar atento e direto em você (“aquele” olhar, que às vezes precede um bote…); vira as orelhas para trás e arrepia um pouco o pelo.

 

Preliminares da massagem:

Primeiro de tudo: relaxe. Só estando bem tranquilo você vai passar tranquilidade para ele. Desligue o celular e outras interferências.

Não o retire do local de onde ele está. Sente-se perto e deixe que ele se aproxime, deite ao seu lado, fique bem calminho.

Não comece a massageá-lo direto, ele pode não gostar! Antes, converse com ele com uma voz bem calma, em tom baixo, pra ele ir “entrando no clima”. E vá fazendo carinho, principalmente na cabeça e sob o queixo, que eles geralmente amam (ou onde você já sabe que seu gatinho gosta).

Então vá passando do carinho para um toque nesses locais com as mãos abertas (e não só com a ponta dos dedos), um pouquinho mais forte que um carinho.

 

Massageando…

cat-9252_640

Os ombros

Esfregue, de forma circular, os dois ombrinhos (uma mão em cada ombro). Depois faça um movimento com as mãos do alto para baixo até a lateral do corpo.

 

Cabeça

Eles adoram! Aqui use os dedos fazendo movimentos circulares no alto da cabecinha, depois na parte posterior. E vá para ao redor, atrás e na extensão das orelhas.

cat-9251_640

Carinha

Usando os dedos, e com pequenos movimentos circulares, massageie a testa, depois as bochechinhas e a lateral do rosto. Depois passe os dedos delicadamente sobre os olhos – que a essa altura já devem estar fechadinhos de tão bom!

 

Patas

Com as duas mãos, massageie os bracinhos da base (junto ao corpo) até as patas dianteiras. Faça o mesmo com as traseiras (há os que não gostam do toque ali – se este for o caso, não force. Massageie um pedacinho em um dia, tente ir um pouco mais no outro… E veja a reação dele).

 

Barriga

Se ele já estiver bem relaxado, de forma delicada, faça movimentos com a mão aberta na barriga, com uma leve pressão (apenas para ele sentir o toque!). Vá até a altura do peito, indo e voltando até a barriga. Mas atenção: há gatos que não gostam que toquem em sua ‘pança’. Se ele realmente não curte, não insista. Mas se às vezes ele deixa, tente massagear a barriga com uma das mãos enquanto com a outra você continua com a massagem na cabeça ou na nuca.

cat-9254_640

Cauda

Deixe para o final, pois a cauda é muito sensível para ele. Com as duas mãos, comece pela base, que se junta ao corpo, e suba até a ponta. Mais uma vez, se ele geralmente não gosta que toquem sua cauda, enquanto faz o processo faça massagem na cabeça.

Se a cauda começar a se movimentar, e cada vez mais rápido, é porque ele não está gostando. Não insista.

 

Por fim, não esqueça: é ele quem manda. Massagem é pra relaxar, não para deixá-lo mais estressado. Com alguns gatinhos não tem jeito… eles não curtem mesmo!! Aí o jeito é ir brincar!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s