Os benefícios de dormir com seu gato

1

Embora os gatos tenham hábitos de sono bem diferentes dos nossos, quando acostumados passam a compartilhar o ritmo do nosso sono noturno. Dormir com ele traz benefícios emocionais – pra vocês dois.

Em primeiro lugar, é importante que eles estejam com a saúde (incluindo vacinas) e a higiene em dia para levá-lo para sua cama. Se o seu gato tem acesso livre à rua, converse com o veterinário sobre dormir com ele. Em alguns casos, é desaconselhável. Mas estando liberado, os benefícios são muitos.

2

A Clínica Mayo, no Arizona (EUA) conduziu um estudo com 150 pessoas que frequentaram o Centro do Sono da clínica. O resultado mostrou que, para 41% delas, dormir com seus pets as ajudou a ter um sono melhor.

Mesmo que eventualmente os gatos tenham aquele jeito “tô nem aí”, eles precisam estabelecer laços de afeto! Procurar você para dividir a cama é um sinal de que ele quer demonstrar amor e manter esse laço bem firme. Ao aceitar dormir em sua cama, o gato está demonstrando que se sente seguro com você, que tem cumplicidade e confiança. Isso traz “memórias” de sua primeira infância, quando bebês dormem amontoados com os irmãos – e todos enroscadinhos com a mãe.  Dormir juntos fortalece o vínculo entre vocês.

3

Os hábitos de sono são diferentes – geralmente, gatos têm curtos períodos de sono durante o dia e à noite podem manter esta rotina. Mas aos poucos há uma maior “sintonia” e ele passará a ficar mais tranquilo durante a noite. É importante deixar a porta do quarto aberta ou semi-aberta, de maneira que eles possam sair. Porque em algum momento da noite isso pode acontecer – seja para comer, fazer suas necessidades ou mesmo dar uma volta pela casa. Mas são tão sutis que não nos acordam!

Um hábito de gatos que dormem com os donos é “amassar pãozinho” – aquela massagem que ele faz com as patinhas em você. Isso também se deve à memória emocional guardada: quando, ainda bebê, massageavam a mãe para estimular a saída de leite. Se ele faz isso à noite, tenha certeza que ele está se sentindo seguro e muito feliz de estar ao seu lado. E da sua parte, quem não gosta dessa massagenzinha?? É relaxante, uma delícia!

Estudos mostram que dormir com o animal de estimação serve como um auxílio complementar em casos de ansiedade, estresse e depressão, por exemplo. É reconfortante ter um animalzinho ao lado na hora de dormir, especialmente para pessoas que moram sozinhas: há gatinhos que, literalmente, dormem enroscados com o dono. Que bom! Vocês vão trocar calor corporal e afeto.

4

Acredite: sua qualidade de sono vai melhorar! Observe o estado relaxado dele quando dorme… e siga o exemplo. Relaxe totalmente, espreguice, alongue, dê um longo e profundo bocejo… Imite seu gatinho! Escute o ronrom que ele faz dormindo (alguns até roncam baixinho!). O som vai embalar seu sono. Ou simplesmente olhe pra ele! Existe imagem mais linda e relaxante do que um gato dormindo? Isso ajuda a ter um sono mais tranquilo e bons sonhos.

Por fim, algumas dicas para quem dorme com seu gatinho: coloque uma manta sobre a cama, para que ele durma nela e não direto no seu lençol; passe um pano nas patinhas antes de ele subir na cama, para retirar qualquer resíduo da caixa sanitária; escove-o regularmente, para evitar acúmulo de pelos na cama; e troque a roupa de cama com maior regularidade.

Então é só desfrutar de uma boa noite de sono com seu amigo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s