FeLV (Feline Leukemia Virus, ou Leucemia Felina)

6_OPÇÃO_cat-2640939_1920

Como a FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina, sobre a qual já falamos aqui no blog), é só pensar em FeLV que os donos de gatos ficam arrepiados! Mas diferentemente da síndrome de imunodeficiência, é possível prevenir: já há vacina para FeLV.

A primeira coisa é fazer o teste.  Se o resultado for positivo, não se desespere: siga as orientações do veterinário para o tratamento e proporcione uma boa qualidade de vida para o gatinho. É preciso ter em mente que a FeLV (Feline Leukemia Virus, ou Leucemia Felina) é mais grave que a FIV. O retrovírus compromete o sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos, podendo causar câncer nas células sanguíneas (leucemia).

É também mais facilmente transmissível. Passa de gato para gato através da saliva, inclusive no compartilhamento de tigelas de comida, mordidas ou mesmo secreções como espirros.

Sintomas:

De modo geral, os gatos com a doença apresentam mucosas pálidas, dispneia, letargia, anorexia, emagrecimento progressivo, febre, gengivite/estomatite, diarreia e abscessos que não cicatrizam. Mas somente exames laboratoriais podem atestar a doença.

baby-cat-2119559_1920

Entretanto, como falamos no início do texto, a boa notícia é que há prevenção! E a vacinação é a única forma segura. É indicada para animais entre dois meses e um ano de idade – já a vacinação em gatos adultos é opcional, de acordo com os hábitos do animal em relação ao risco à doença. Gatos que não saem nunca de casa e não têm contato com outros gatos estão menos sujeitos a adquiri-la.

O importante é: ao trazer um gatinho novo para casa (ainda mais se já tiver outros gatos, e saudáveis), a primeira providência é fazer o teste para FeLV. E vaciná-lo caso não tenha a doença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s